Próxima página
Desde criança, sempre gostei de desenhar. Mas, há diferenças entre gostar e saber desenhar. Por isso, nunca fui um bom cartunista (pelo contrário, inclusive). Longe de ser um sucessor do Maurício de Souza ou do Walt Disney, mesmo assim, de vez em quando, arrisco-me em dar uns rabiscos aqui, outros ali, outros acolá... Desta forma, resolvi trabalhar na confecção de logomarcas para empresas ou instituições de cunho financeiro. Afinal, não precisa ser um expert em desenho para criar logos. Abaixo, seguem alguns modelos que elaborei. Os logotipos encontram-se segmentados de acordo com as diferentes categorias.
Em Dezembro de 2014, recebi um e-mail solicitando a confecção de uma logomarca. Estava empolgado, afinal tratava-se do meu primeiro trabalho profissional conduzido de modo freelancer. Neste e-mail, a cliente gostaria que desenvolve-se um emblema para o seu restaurante. O referido estabelecimento comercial reverenciava o seu falecido avô, apelidado de Bobô. Por isso, o restaurante chama-se CASA DE BOBÔ. De acordo com a cliente, a logomarca deveria conter uma casa e um senhor de chapéu. Deveriam ser adotadas cores sóbrias que remetem-se a uma simbologia mais rústica. Assim, optei em trabalhar com o bege e o marrom. E, dentre os ícones recomendados pela cliente, enfatizei em um chapéu estilizado, conforme pode ser visualizado na imagem ao lado. Como a casa também não poderia ficar ausente, em cada opção de logomarca, desenhei diferentes tipos de residências. Com base em tudo mencionado anteriormente, criei quatro modelos de logos e os resultados apresentam-se a seguir:
Esta logomarca destina-se à Point do Açaí, uma empresa que revende açaí para lanchonetes, restaurantes e demais estabelecimentos do ramo alimentício. A adoção destas cores fora proposital. Afinal, a pretensão era, justamente, sair do banal. Talvez, o mais apropriado seria escolher cores que relembre o fruto em questão, o açaí. Contudo, propus algo mais ousado. Escolhi cores que não fazem referência direta ao açaí, mas sim, ao clima tropical do nosso país. Desta forma, o contraste entre o marrom em sintonia com o bege proporciona uma combinação leve e harmoniosa. Além disso, remete a estação mais indicada para consumir o fruto: o verão. Infelizmente, o cliente optou em não dar continuidade e o projeto não saiu do papel (propriamente dito). De qualquer maneira, resolvi publicá-lo como mais uma obra do meu portfólio.
Mais um projeto que recebe o selo de "empresa fictícia", ou seja, como a imobiliária, esta instituição também não existe. Portanto, com o mesmo objetivo da imobiliária, criei esta firma fake apenas para promover o meu trabalho. Consecutivamente, desenvolvi a logo desta organização. Para verificar esta logomarca com maiores detalhes, basta clicar na imagem ao lado.
Atendendo ao pedido de um amigo de infância, Marcos Miranda, elaborei quatro logomarcas para a loja de roupa íntima feminina da sua mãe, a Rosa Lingerie. O primeiro item que chamou a minha atenção corresponde à ausência da cor rosa na atual logo. Afinal, a loja tem rosa no nome, porém não faz nenhuma referência a supracitada cor no seu emblema. Ademais, nem a flor homônima pode ser encontrada. Por motivos de força maior, Infelizmente, o trabalho não teve continuidade. Contudo, resolvi inseri-las no site, a fim de ilustrar ainda mais a minha homepage.
Sempre que tenho oportunidade, tento demonstrar grande satisfação quando me refiro à pós-graduação. Afinal, trata-se de uma das escolhas mais felizes que realizei nos últimos anos. Lá, conheci pessoas fantásticas, sem contar que estou adorando estudar Marketing. Ademais, pude aprimorar meus conhecimentos em design, sobretudo na elaboração de logomarcas. Tanto a By Bags quanto os Sabonetes Artesanais Limão Siciliano constituem em ótimos exemplos. Com relação ao By Bags, equivale à empresa de Vanessa Carvalho, ex-aluna da turma de pós-graduação. Como o próprio nome diz, By Bags comercializa bolsas femininas. Quem quiser conhecer um pouco mais do trabalho da Vanessa, pode clicar aqui. Com relação a logo, busquei desenhá-la utilizando apenas arcos para formar os contornos de uma derradeira bolsa. O vermelho predominante foi escolha da própria Vanessa.
As logomarcas abaixo foram desenvolvidas para outra amiga da pós-graduação, Veronica Siciliano. Deste modo, elaborei tais logos como parte do critério de avaliação da disciplina Comunicação em Marketing. Nesta disciplina, tínhamos que desenvolver uma campanha promocional para a pequena empresa da Veronica, Sabonetes Artesanais Limão Siciliano (clique aqui e saiba mais). Sendo assim, esquematizei quatro emblemas distintos, todos partindo de uma concepção artística comum: Dois limões do tipo siciliano, um inteiro e o outro cortado pela metade (imagem ao lado). Créditos para Alexandre Rahal, Bruno César, Magali Leite, Nathany Emerick e Viviane Werneck que contribuíram na escolha da logo.
O chapéu tornou-se o ícone mais influente para a criação das logomarcas.
A única logo que não enfatizou o chapéu. Nesta oportunidade, o destaque ficou restrito à casa.
Desta vez, holofotes direcionados ao chapéu. Afinal trata-se do único elemento gráfico exibido na logomarca.
Emblema que trabalha tanto com o chapéu quanto com a casa. A faixa marrom realça o nome do estabelecimento.
Dentre as opções, a cliente escolheu o símbolo exibido acima.
A adoção destas cores designa ao verão e ao clima tropical brasileiro.
Trata-se de uma seta, na qual remete a ideia de movimento.
Alterando as cores, focando o rosa em restrição ao vermelho.
Mantendo o coração como símbolo principal, contudo ele encontra-se mais encurvado.
Substituindo o coração por duas belas flores. Outro detalhe corresponde às cores distintas das demais logos.
Dentre as quatro opções, esta logomarca foi a escolhida para substituir o atual emblema.
A combinação de arcos forma o contorno de uma bolsa, realçada pela cor vermelha.
Gosto bastante de trabalhar com círculos. Creio que esta logo não me deixa desmentir.
Pela primeira vez, os limões aparecem sem as bordas brancas. O fundo verde realça todos os elementos textuais.
Destacando as letras L e S. Note que a letra S também serve para as palavras sabonetes artesanais.
Dentre as quatro opções, este logotipo foi o escolhido para representar a campanha.
fabricio_ormond@yahoo.com.br
(21) 98848-5111